A Minasul começa a liberar aos seus cooperados, nesta segunda-feira (06/12) o FunRural – Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural. A base de cálculo para esta devolução é o valor da comercialização de cafés exportados. A Receita Federal deferiu a solicitação da Minasul em favor de seus cooperados e liberou a restituição para o período de apuração entre 2018 e 2020 (*).
O valor a ser pago a partir desta semana é apenas uma parte do lote destinado à Minasul, que foi a primeira empresa de Minas Gerais a ter seu processo favorável. Ainda há outros processos em análise pelo Órgão que somam R$ 35 milhões. No total, mais de 30% dos cooperados – que exportam cafés através da Minasul – serão beneficiados.
O anúncio foi comemorado pela gestão financeira da Cooperativa já que, nos últimos nove anos, essa foi a segunda vez que houve uma decisão favorável. “A Minasul recuperou, em 2013, R$ 33 milhões de ICMS presumido junto ao Governo do Estado de Minas. Na época, a decisão da justiça mineira foi reverter o valor para compra de caminhões da fabricante IVECO. Dessa vez, alcançarmos a liberdade para utilizarmos o aporte de acordo com a expectativa que nossos produtores tinham, é realmente motivo de comemoração”, comentou o gerente financeiro da Minasul, Marcelo Ramos.
Para saber se você tem direito ao FunRural e qual o valor destinado basta procurar a Central de Atendimento ao Cooperado através do 35 3219 6978.
SERVIÇO
(*) Período considerado para base de cálculo do FunRural:
Agosto e setembro / 2018
Novembro e dezembro / 2018
Janeiro a agosto / 2019
Outubro / 2019
Janeiro / 2020