Pelo segundo ano consecutivo, a Minasul realiza o Concurso Qualidade Café AMAM (Associação das Mulheres do Agronegócio Minasul), com o objetivo de valorizar e incentivar o trabalho das mulheres do setor cafeeiro e levar o mundo a conhecer os grãos especiais produzidos por mãos femininas. Hoje (11), a Cooperativa divulgou as 10 finalistas do concurso, sendo seis representantes da região Sul de Minas e quatro da Mantiqueira.
Cada produtora pôde concorrer com uma amostra de café natural ou uma de café cereja descascado/despolpado e, ao contrário de outros concursos, neste não houve separação por categoria (natural e cereja/descascado). Francisco Lentini, coordenador do Departamento de Cafés Especiais e Diferenciados da Minasul, explica que as amostras representaram no mínimo 5 e no máximo 10 sacas, tanto de café preparado peneira 16 acima quanto em Bica Corrida. A diferença está no café classificado por Bica Corrida, que foi valorizado de acordo com o percentual de 16 peneira acima. A Minasul apresentou essa alternativa para dar mais opção à produtora e oportunidade àquelas que ainda não têm muito volume de café.
As 10 produtoras classificadas agora irão concorrer à segunda fase, quando os cinco melhores cafés serão premiados e terão preços mínimos garantidos pela Minasul. As vencedoras serão conhecidas no dia 17 de dezembro, por meio de uma live. O evento será transmitido pelo canal Youtube, a partir das 16h.