Por Minasul. Disponível em: https://www.minasul.com.br/noticias/minasul-ativa-usina-fotovoltaica-no-novo-complexo-operacional-de-varginhamg
A Cooperativa Agroindustrial de Varginha – Minasul, ativou sua usina fotovoltaica no novo Complexo Operacional, localizado no Distrito Industrial da cidade e, assim, passa a ser autossustentável em energia elétrica.
A usina tem capacidade de gerar energia suficiente para suprir a demanda de cerca de 400 casas populares, aproximadamente 1.000 habitantes.
Para o diretor de novos negócios da Minasul, Luis Henrique Albinati, o parque de energia fotovoltaica é mais uma ação sustentável que a Minasul implementa, integrando, assim, seu plano de negócios para os próximos cinco anos. “Esse projeto trará uma economia enorme para a Cooperativa, mais de R$ 700 mil ao ano, sendo que toda a demanda por energia elétrica da Minasul e de suas unidades serão atendidas por essa usina. Ao final do primeiro ano de funcionamento, teremos gerado 860 MW/h”.
O projeto, desenvolvido em parceria com a empresa Enexsus Engenharia, consta de 1.400 placas fotovoltaicas de 410W, instaladas em uma área de 4 mil m² de talude, representando uma economia de R$ 2,5 milhões, devido a sua localização estratégica.
De acordo com o engenheiro Rodrigo Barbosa Brito, responsável técnico pela implantação da usina e diretor da Enexsus, este projeto eleva a Cooperativa para um outro patamar de sustentabilidade ambiental, face a geração de energia limpa e seus benefícios. “Os sistemas fotovoltaicos geram energia elétrica de forma limpa e sustentável. É estimado que a usina fotovoltaica da Minasul, uma das maiores em funcionamento atualmente no Sul de Minas, reduzirá o equivalente a 100 toneladas de CO2 na atmosfera; similar ao plantio de 400 árvores por ano. O fabricante garante uma vida útil de 25 anos dos módulos. Nesse período, a Minasul terá plantado algo em torno de 10.000 árvores.”
Conforme dados publicados pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica e ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o Brasil possui 3.093 MW de potência instalada de energia limpa.
Sobre a Minasul:
Com foco na evolução tecnológica e sustentabilidade, destacamos as principais ações nos últimos cinco anos. A Cooperativa, na busca por se manter à frente do mercado, se antecipa às necessidades sustentáveis e já traça uma linha do tempo voltada para esse tipo de avanço.
De acordo com o presidente da Minasul, Jose Marcos Rafael Magalhães, a Cooperativa tem um novo planejamento estratégico com metas e objetivos muito claros.
“Temos uma nova palavra de ordem, coopetição (cooperação + competição), no qual o cooperado produtor está no centro do processo sendo beneficiado com tecnologia (no auxílio de novas ferramentas, no rebenefício de café e cereais, na ativação da usina fotovoltaica), insumos (mix de produtos variados na loja, apoio a fábrica de defensivos/fertilizantes) e logística (recebimento e armazenamento de grãos, exportação e comércio de café).
Sobre a Enexsus:
A empresa é especializada em prover soluções para a geração de energia elétrica de maneira limpa e sustentável. Está a mais de cinco anos no mercado e conta com mais de 200 projetos entre residências, propriedades rurais e empresas. Atualmente o foco está nas usinas fotovoltaica. Futuramente, pretende atuar em projetos de usinas de biogás. Associados da Absolar, possuem instalações em mais de 30 municípios na região sudeste.
Fonte: http://www.absolar.org.br/infografico-absolar.html]