INFORMATIVOS DA COCCAMIG

Coccamig é notícia no portal Cafés do Brasil

Produtores brasileiros do sul de Minas despertam para o cultivo de cafés especiais

25/04 - 17:30

No Brasil, cerca de 20 mil produtores de café do sul do Estado de Minas Gerais resolveram investir na produção de cafés especiais. O despertar para a produção deve-se ao incentivo oferecido por uma central de cooperativas, chamada COCCAMIG, localizada na cidade mineira de Varginha, que acompanhando a projeção do café no mercado mundial, resolveu orientar produtores e cooperativas a investir neste segmento.

 

A COCCAMIG é uma central que conta com 15 cooperativas associadas, cada qual possuindo características próprias e aptidões distintas para a produção de cafés especiais, atendendo aos diferentes "nichos" de mercado, seja na agricultura familiar (Fairtrade), na produção de orgânicos ou na produção de cafés certificados internacionalmente.

 

Dentro do sistema COCCAMIG, as cooperativas estão incluídas em quatro microrregiões: Cerrado, Matas de Minas, Serra da Mantiqueira e Sul de Minas. Destas cooperativas, três delas estão dentro do circuito de Carmo de Minas, com potencial de qualidade e as demais se preparando para juntas alcançarem a mesma meta, qualidade em cafés especiais.

 

Unidas em torno da central COCCAMIG, as cooperativas são responsáveis pela comercialização de 2,5 milhões de sacas de café, pela captação de 200 milhões de litros de leite, pela produção de 105 mil toneladas de ração e pela movimentação de R$ 210 milhões de reais em insumos, gerando um faturamento anual médio de R$ 1 bilhão de reais.



Estrutura oferecida

A COCCAMIG possui 32 armazéns credenciados, cinco estruturas de beneficiamento e profissionais capacitados, que acompanham e oferecem às cooperativas associadas toda a assistência necessária, para orientar os produtores a manter um padrão de qualidade que atenda às mínimas exigências do mercado, pois a Central detém certificação e credenciamento internacional.  A Fundação PROCAFÉ, grande parceira da central, através de seu laboratório próprio de análise de solo e foliar, mantém em dia as orientações sobre a qualidade do solo da região. Por estar localizada em uma cidade geograficamente estratégica, com pólos de referência na área comercial e industrial, a COCCAMIG, desfruta de vantagens como o Porto Seco Sul de Minas, sediado em Varginha, que possui área de 37 mil metros quadrados, com pátio de coleta e manobras, 10 mil metros quadrados de área coberta composta por 14 armazéns, escritórios administrativo e operacional, Receita Federal (Aduana), Ministério da Agricultura (Vigiagro) e Saúde (Anvisa). Sua localização está a 5 horas dos Portos Marítimos de Santos e do Rio de Janeiro.


Incentivo ao produtor

Os 20 mil produtores que estão produzindo cafés especiais encontraram na COCCAMIG, valores como comprometimento sério em contratos de negociação e uma postura profissional à altura de qualquer empresa multinacional.

Incentivo ao comprador/exportador ou torrefador

A Central, além de incentivar as cooperativas e produtores neste segmento, viabiliza instrumentos para que o comprador, em potencial, possa vir a conhecer todo processo de plantio, manejo, colheita e beneficiamento do café produzido, e descobrir o produto que melhor atenda às suas expectativas. O café, de um modo geral é negociado no mundo através de amostras.

 

A COCCAMIG partiu para algo inédito que é desafiar o comprador a vir e conhecer melhor o produto que deseja comprar. Por se tratar de uma bebida especial, o café possui características próprias que são geradas desde o cultivo até o beneficiamento.

O convite e o desafio

O Programa Educacional, que funciona de forma inédita, como um Centro de Informações, convida torrefadores, exportadores e compradores para a comprovação "in loco" de toda a estrutura (rastreabilidade) que a empresa, os produtores e as cooperativas utilizam, para produzirem seus cafés especiais e enviá-los aos interessados. Desta forma, todos podem conhecer e escolher o café que melhor atenda suas expectativas.

 

Este Programa vem sendo aperfeiçoado, na sua totalidade, através de investimentos constantes para se adaptar às maiores exigências, a fim de levar ao mercado o que é há de melhor em café especiais.


O apoio governamental

O SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, órgão do governo federal, com representação em todos os estados brasileiros, tem investido em infra-estrutura, treinamento e assistência técnica, para ajudar os produtores e cooperativas a aprenderem a conhecer melhor o grão produzido e assim negociarem melhor o preço justo.

 

A COCCAMIG tem caminhado ao lado do SEBRAE, das cooperativas e dos produtores de café, a fim de garantir preço justo ao produtor e melhor qualidade ao consumidor final. A maior alegria vivida em nossa central tem sido a colaboração mútua, para despertar o gigante adormecido de nosso Brasil, seja na produção, na negociação ou na degustação de uma simples xícara de café e na aceitação de nosso convite, para que todos os interessados venham conhecer como o sul de Minas brasileiro ganhou a fama de cultivar um café de qualidade incomparável.