INFORMATIVOS DA COCCAMIG

Produtores do Sul de Minas vencem concurso de qualidade de caf

Em cerimônia realizada no Salão de Convenções da UFLA, o campeão estadual na categoria “Natural” foi o produtor Efrain Botrel Alves, de Ilicínea. Já na categoria “Cereja Descascado”, Ralph de Castro Junqueira conquistou o título mineiro.

974 produtores rurais divididos em quatro regiões (Sul de Minas, Cerrado, Chapada e Matas de Minas) participaram desta edição do concurso, sendo que 49 deles eram finalistas. Além dos campeões estaduais, os três primeiros lugares (confira lista abaixo) das regiões Sul de Minas, Cerrado e Matas de Minas foram premiados durante a cerimônia. Nenhum produtor da Chapada foi classificado entre os primeiros.

Parceria

Promovida pela pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pela Emater-MG e pela UFLA, essa edição do concurso teve como parceiros o Instituto Mineiro de Agropecuária, Sindicafé-MG, Centro de Excelência do Café, Pólo de Excelência do Café, Epamig e do Instituto Federal do Sul de Minas-Campus Machado.

Durante a solenidade, o reitor da UFLA, prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, afirmou que “é sempre uma honra para a universidade participar do concurso, pó meio dos professores, técnicos administrativos e alunos. Não tenho dúvidas de que, para nossos estudantes, é uma grande oportunidade de aprendizado”.

Já o secretário de Estado da Agricultura, Gilman Rodrigues Viana, disse que comemorar esse momento é estimulante, mas ressaltou “a necessidade de lembrarmos que foi preciso aprender para chegarmos até aqui. Não há comunidade melhor se seus membros não melhorarem, não há mudanças se as pessoas não se propuserem a mudar”, destacou ele mencionando o caráter educativo do concurso e a questão da certificação dos cafés de Minas Gerais.