Há previsão de geadas que podem atingir lavouras no Sul do país.
Confira as condições de chuva e temperatura neste fim de semana, após passagem de ciclone extratropical pelo Sul do país.
O fim de semana vai começar com tempo seco e muito frio no Sul do país após o ciclone ir embora e dar lugar a uma massa de ar polar.
Além disso, há potencial para geadas abrangentes com temperaturas abaixo dos 3°C na região. Consequentemente, essas geadas podem atingir algumas lavouras de trigo e milho.
O tempo firme predomina no sábado em praticamente toda a região. O destaque passa a ser o frio mais intenso, com potencial para geadas nas áreas mais altas de São Paulo e Minas Gerais, em que mínimas abaixo de 4°C podem ser registradas. Porém, de forma bem pontual.
As áreas serranas também serão atingidas, ou seja, a onda de frio não deve provocar danos às lavouras.
O frio chega ao Centro-Oeste com o avanço da massa de ar frio. O frio pode ser intenso no Mato Grosso do Sul e leva riscos à vida do gado mais uma vez.
No entanto, referente às geadas, o fenômeno não deve atingir as áreas produtoras de milho. Além disso, não chove em todos os estados e no Distrito Federal ao longo do dia.
O tempo firme predomina na maior parte da região. Pancadas isoladas são esperadas nas áreas costeiras por conta dos ventos úmidos.
No sul da Bahia, a chuva pode ser mais organizada devido a aproximação de uma frente fria.
O tempo firme ainda persiste na metade sul da região devido a massa de ar seco, enquanto as pancadas de chuva ainda são esperadas na metade norte, com destaque para Roraima que pode registrar maiores acumulados devido a Zona de convergência intertropical (ZCIT).
O tempo volta a ficar instável neste domingo devido a rápida passagem de uma frente fria que pode provocar pancadas isoladas e sem grande volume entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Contudo, ventos de 50 km/h podem ser registrados. O frio persiste na região e vai ganhar mais intensidade no fim do dia após o avanço da nova frente fria.
Há possibilidade de chuvas de forma isolada e rápida em boa parte do estado de São Paulo O motivo é devido a aproximação de uma nova frente fria. Porém esse sistema mal deve provocar chuva. Dessa forma, em boa parte do Sudeste, o tempo seco e frio ainda persiste.
O tempo firme persiste sobre a região neste domingo sob efeito de uma massa de ar seco, mantendo a grande amplitude térmica principalmente no Mato Grosso do Sul.
A frente fria segue avançando de forma costeira pela Bahia e pode manter o tempo mais instável no litoral do estado.
Além disso, tem potencial para pancadas rápidas também na faixa leste entre Sergipe e Rio Grande do Norte, além da faixa norte. Por outro lado, no interior da região ainda não chove.
A chuva persiste sobre a metade norte da região no domingo sob efeito de instabilidades tropicais, volumes expressivos podem ser registrados entre o noroeste do Amazonas e o estado de Roraima. Enquanto isso, na metade sul, o tempo firme predomina.
POR AMANDA SOUZA, METEOROLOGISTA DA X WEATHER – CANAL RURAL – 14 de julho de 2023 – 15:32