A Rações CooperRita é sinônimo de qualidade, há mais de 40 anos produzindo rações para seus associados, a cooperativa sabe da importância de produzir com qualidade ao menor custo possível, pois é no custo de alimentação onde está maior fatia do custo de produção de leite.
A formulação das rações é composta por matérias-primas nobres, no que se refere às fontes de energia, proteín, minerais, vitaminas e aditivos.
Procuramos manter esta premissa, mesmo em tempos de alta nos preços das matérias-primas, como o milho e a soja (a base predominante de nossas rações) batendo recordes de preços.
Poderíamos formular rações utilizando subprodutos, o que geraria redução nos preços finais, entretanto, como frisamos antes, a nossa opção é somente utilizar matérias-primas nobres.
Atualmente, as rações possuem produtos com garantia de qualidade e estabilidade nas formulações, portanto elas têm poucas alterações na formulação durante o período do ano, o que torna saudável para o rúmen das vacas, já que, após cada alteração de novos ingredientes as bactérias do rúmen demoram por volta de 15 dias para se adequarem, o que geralmente acarreta queda de produção.
Para se adequar ao mercado, a cooperativa lançou este mês um novo tipo de ração, a Ração CooperRita 24% CR.
O grande diferencial está no núcleo mineral/tamponante da ração, que é próprio para vacas de alta produção e agrega novas tecnologias, com resultados expressivos na produção de leite.
“Com esta mesma tecnologia já temos a Ração 27%, indicada para rebanhos de alta produção. Com a Nova Ração CooperRita 24% CR, conseguimos um produto de alta tecnologia, mais barato, representando redução nos custos e que, ao mesmo tempo, nos permite formular dietas mais ajustadas para as necessidades nutricionais, sem provocar aumento dos níveis de nitrogênio uréico”, explica o veterinário Paulo de Tarso Teixeira, Responsável Técnico Fábrica de Rações.
A CooperRita possui um portfólio com 11 tipos diferentes de ração, sendo sete para vacas de leite, duas para bezerras , uma pré-parto e uma para confinamento.
Para as vacas de leite, nestes sete tipos de Rações temos produtos indicados para vacas de alta, média e baixa produção, pois temos rações tamponadas com uso de alta tecnologia, como é o caso da CooperRita 27% e Concentrado Grão Úmido, indicadas para rebanhos de alta produção. Já a CooperRita 25% também é tamponada e indicada para altas produções, porém agrega menos tecnologias. Depois temos a CooperRita 22%, CooperRita 22 Uréia, CooperRita 20 AE e CooperRita 16%, que não são tamponadas e indicadas para rebanhos de média a baixa produtividade.
Agora com o lançamento da Ração CooperRita 24% CR, passamos a disponibilizar oito tipos de rações para vacas de leite, ampliando o leque de opções, permitindo elaborar dietas para qualquer tipo de rebanho nos mais variados níveis de produção e manejo.
Produtores que tiverem alguma dúvida sobre qual a ração mais adequada para o seu rebanho, entrar em contato com o Departamento de Assistência Técnica CooperRita.
Outra opção na nossa fábrica de Rações é a inclusão de adsorventes de micotoxinas em algumas formulações, já que averiguamos alta incidência de micotoxinas nas dietas a nível de fazenda. As rações com adsorventes de micotoxinas são opcionais e devem ser solicitadas pelos produtores no momento da compra.
Rações CooperRita, sinônimo de qualidade, nos esmeramos por entregar um produto que possa tirar o máximo do potencial produtivo de seus animais e com o menor custo possível, respeitando sempre a aquisição de matérias-primas nobres.
Paulo de Tarso Teixeira
Responsável Técnico Fábrica de Rações
01/04/2021 08:50