Evento também reuniu autoridades para discutir soluções contra eventos climáticos
A Coopercam marcou presença na Semana Internacional do Café (SIC), realizada em Belo Horizonte, entre os dias 16 e 18 de novembro. A SIC é a maior feira nacional do café e uma das maiores do mundo, e tem como principal objetivo ser um encontro de profissionais e gerar oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro no acesso a mercados, conhecimentos e negócios, por meio de palestras, cursos, workshops, competições, provas de café e outras atividades.
José Marcio Rocha, José Afonso Gomes e Márcio Rocha, respectivamente presidente, diretor administrativo e trade da Coopercam, representaram a Cooperativa na SIC 2022. Autoridades e entidades ligadas ao setor também marcaram presença, como João Martins, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e os Deputados Emidinho Madeira, Evair de Melo e Antônio Carlos Arantes, membros da Frente Parlamentar do Café.
Chuva de Granizo
Na quinta-feira (18), representantes de entidades ligadas ao setor se reuniram para dar continuidade aos assuntos discutidos na reunião emergencial realizada no dia 11 de novembro, em Alfenas, para tratar sobre os impactos causados pelas chuvas de granizo nas lavouras de café.
Entre as soluções apontadas para ajudar os cafeicultores, a possibilidade de criação de seguros agrícolas mais eficazes, tanto para oferecer um benefício quanto para estimular os produtores. Ainda sobre essa pauta, foram apontadas propostas para que os seguros sejam mais práticos e claros, para mais agilidade aos produtores. A preocupação das autoridades presentes nesta reunião foi, principalmente, apresentar soluções rápidas para esses últimos eventos climáticos e cobrir episódios futuros.
O presidente da Coopercam, como representante de Campos Gerais, foi um dos principais personagens da mesa de discussão, já que o munícipio é o segundo maior produtor de café de Minas Gerais e suas lavouras foram fortemente impactadas pela chuva de granizo ocorrida no início do mês de novembro.
“Tenho a esperança de que o reflexo dessa tão importante reunião seja rápida em trazer recursos aos produtores afetados pelo granizo. Pelo número de autoridades presentes, e a preocupação demonstrada por eles, deu para perceber a importância do agronegócio para o estado. Coloquei-me na condição de presidente de cooperativa, mas com muita ênfase na condição de produtor’’, comentou José Márcio Rocha.