A COOMAP realizou esta semana, em parceria com o Senar Minas/Sindicato Rural de Paraguaçu, o curso de Aplicação Tratorizada de Defensivos Agrícolas, que aconteceu no Poliesportivo Dom Bosco, com a parte prática feita na Fazenda Piangui. Foram 24 horas de aprendizado, divididas em três dias.
O curso abordou, entre outros conteúdos, a legislação que rege essa atividade rural, o EPI (Equipamento de Proteção Individual), que é obrigatório, os diferentes bicos do pulverizador e a classificação, classe toxicológica, transporte e armazenamento dos defensivos agrícolas.
No total nove pessoas participaram do curso, entre cooperados e funcionários de produtores rurais que operam trator e aplicam defensivos na lavoura. “O objetivo do curso é trabalhar a segurança da pessoa que faz a aplicação, a forma correta de utilizar os EPIs, de fazer a calibragem dos bicos e conhecer as melhores condições para fazer uma aplicação segura e com qualidade”, afirma o instrutor do curso, André Pimenta.
A cooperada Valdetti de Fátima Costa, que há cerca de um ano vem fazendo a aplicação utilizando o trator, diz que tinha muitas dúvidas como, por exemplo, em relação à calibragem do equipamento e sempre tinha que recorrer à assistência de um técnico da COOMAP. “O curso foi muito importante porque a gente tira todas as dúvidas e pratica a aplicação. E foi bom eu fazer agora porque já tenho uma noção e assim entendo direitinho o que o instrutor fala pra nós”, afirmou.
O trabalhador rural Alessandro Dias Martins, que é colaborador da fazenda onde foi feita a parte prática, disse que o curso também foi bastante útil para ele. “A gente aprende a fazer a aplicação corretamente, além de conhecer e calibrar os bicos. Isso permite a realização de um serviço de qualidade”, disse ele.
Com mais esse curso, a COOMAP cumpre um de seus objetivos, que é o atendimento às necessidades dos cooperados, através de boas parcerias, que permitem um trabalho com responsabilidade e a valorização as pessoas. COOMAP, Cultivando Trabalho, Colhendo Resultado.