Sempre com Inovação e Responsabilidade a cooperativa comemora a sua história
Neste dia 12 de maio, a Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança – Capebe, completa 58 anos apoiando produtores de café, leite, milho e soja da região. Sempre buscando a proximidade dos quase 7 mil cooperados. Atualmente conta com 8 unidades: Boa Esperança, Campo do Meio, Candeias, Coqueiral, Cristais, Ilicínea, Guapé, Nepomuceno. Tudo começou quando, na mesma data, em 1963, alguns produtores de leite de Boa Esperança se juntaram para assegurar a comercialização justa e segura de seus produtos, assim a Capebe foi criada. Inicialmente o foco principal era na venda do leite e seus derivados, mas ela também iniciou com a estocagem e comercialização do café e hoje virou essa referência quando o assunto é o Agronegócio.
“Costumamos falar que o nosso cooperado é o nosso maior tesouro e realmente é. Sem eles a cooperativa não teria sentido em existir. Nossos produtores têm o suporte constante de uma equipe técnica (agrônomos, veterinários e nutricionista animal) para sua produção, além da segurança de fazer parte de uma das maiores cooperativas do Sul de Minas”, conta o diretor presidente da Capebe, André Reis.
Uma cooperativa de verdade, a Capebe sempre se preocupou em ajudar e proteger a produção dos seus cooperados. Atualmente oferece uma estrutura completa contando com lojas agropecuárias, laboratório de análise de solos e folhas, laticínios, postos de gasolina, Armazém Central Capebe (loja de departamentos), TRR e fábrica própria de rações, que inclusive, é a primeira do país que não utiliza antibióticos.
Mesmo com as dificuldades econômicas de 2020, a cooperativa se destacou e cresceu no mercado. Foram mais de um milhão de sacas de café movimentadas, um recebimento recorde da história da Capebe. Além de milho, soja e leite. Em meio à crise causada pelo coronavírus, a Capebe demonstrou a sua solidez, versatilidade e acima de tudo, cooperando para o crescimento dos homens e mulheres do campo, como uma boa cooperativa deve fazer.
Para esse ano a cooperativa tem grandes planos, os produtos lácteos Capebe serão relançados como Mombó. A nova marca quer conquistar o mercado e expandir sua área de atuação. Além disso, as obras continuam, com a nova sede de Campo do Meio, reforma da Capebe Ilicínea e outras conquistas que estão programadas para ocorrer.
Sobre o plano para o futuro da Capebe André Reis: “Queremos levar a cooperativa até sua nova fase, nós temos que evoluir, não é uma questão de chegar a mais cidades, mas de reforçar a nossa base. Costumo dizer que precisamos crescer para dentro, organizar a casa. É isso que estamos fazendo desde o início do nosso mandato e continuaremos”, garante o presidente.