Fundada em 17 de março de 1982, a Capebe Coqueiral completou 40 anos de crescimento e prosperidade para a região. Com mais de 1000 cooperados, a unidade foi a segunda instalação da história da Capebe.
“O meu pai foi um dos primeiros cooperados e também escolhi a Capebe quando comecei a produzir café. A vinda da Capebe para Coqueiral foi muito boa para nós, compramos peças e ração há muitos anos, e já estamos acostumados com a boa qualidade. Ser agricultor não é brincadeira, mas nunca me arrependi das decisões que tomei, sempre com o suporte da cooperativa. Quem trabalha na Capebe é muito competente, atende a gente muito bem, sempre com igualdade.” Diz o cooperado Ébio Marques.
Atualmente a cooperativa está em 8 cidades do Sul de Minas e possui mais de 7 mil cooperados. Um dos primeiros cooperados da unidade de Coqueiral é atualmente diretor administrativo da Capebe: José Neife de Miranda. “Estou na Capebe há 48 anos. Tenho muito a agradecer por essa ajuda dada a todos nós, cresci contando com a Capebe, sou um cooperado fiel e creio que meus filhos darão prosseguimento a essa grande família. A Capebe cresceu e vai crescer muito mais devido ao ótimo trabalho que vem fazendo.”
José Neife de Miranda separa bem o seu papel de cooperado e de gestor. Para ele, sua rotina se divide em duas: cuidar da sua fazenda como produtor e dar atenção aos cooperados como diretor. De acordo com ele, a cooperativa é para todos seus membros: “Como diretor é um trabalho diferente da produção, sou uma pessoa que deve ouvir o cooperado para ser o braço direito dele no seu crescimento. Já como cooperado, me sinto feliz em fazer parte de uma cooperativa que trabalhar pelos demais cooperados, para crescermos juntos.”
A Capebe Coqueiral emprega 28 colaboradores, entre vendedores, técnicos e a equipe do Posto Capebe Coqueiral. Rander Faria é o responsável pela unidade e tem acompanhado a evolução da cooperativa: “Minha história com a Capebe começou há muito tempo, ainda quando eu era somente produtor e me tornei cooperado. Ser produtor e colaborador facilita e melhora nossas condições para dar uma boa assistência aos cooperados, traz mais garantia do que se faz. Temos novos planos para a loja nos próximos anos, tudo pensado para trazer mais recursos para o cooperado. Não há sucesso sem uma boa equipe que tenha uma boa comunicação e empenho. Nossa parceria é feita para o cooperado, é inesgotável e admirável. Temos orgulho em ser Capebe e ser referência para o Agro.”
Engenheiro agrônomo, Guilherme Azevedo atende os cooperados do município: “Eu comecei a atender na região de Coqueiral faz cerca de cinco anos. A gente trabalha com assistência desde o plantio até a colheita de café e cereais e é muito bom trabalhar com o cooperado daqui que vem se renovando e evoluindo nessa parceria. A Capebe é uma cooperativa íntegra, passa segurança para o produtor rural e isso, sem dúvidas, é fundamental para tudo dar certo.”
Guilherme não está sozinho, ele faz a dupla de técnicos com o Luiz Rogério Silva. Juntos eles dividem as visitas aos produtores coqueirenses: “Cheguei na Capebe há dois anos. No nosso trabalho a gente direciona melhor o produtor para ele ser mais produtivo nessa região tão rica que é a de Coqueiral. Hoje a gente tem com mais informação na zona rural e também não deixamos de lado as boas práticas no campo. Temos um corpo técnico de muito conhecimento que permite ao cooperado confiar em nós. Oferecemos também a comercialização da produção, que vem valorizando o trabalho do cooperado, fora a armazenagem e todo o suporte que fornecemos”.
A agricultura familiar tem como marca a sucessão familiar, pais e mães que passam as responsabilidades da fazenda para os filhos. A Capebe Coqueiral faz parte da história de famílias que estão no Agro há muitas gerações. Para continuar produzindo bem, o direcionamento citado por Luiz Rogério é essencial. No decorrer dos anos, a produção vai se adaptando às tendências e novidades do mercado e as práticas no campo são atualizadas.
O senhor Valzone Abreu também viveu os 40 anos da unidade e ajudou a manter a cooperativa gerando frutos: “Eu produzo café e leite desde os anos 70, hoje todos meus filhos são cooperados Capebe. A gente sempre teve boas condições com a Capebe e isso ajudou a cidade e nós evoluirmos, porque naquela época não tinha suprimentos aqui, faltava logística e a Capebe foi a pioneira para nós. O povo investindo e confiando a fez crescer. Torço para a Capebe continuar para meus netos e suas famílias.”
Para José Teixeira, conhecido como Seu Zézico, seguiu o exemplo do pai, que também foi um dos fundadores da Capebe: “A nossa família e muita gente de Coqueiral envolvida na criação da Capebe e hoje, com 76 anos de idade, posso contar essas histórias para vocês. Era um sonho do meu pai trazer a Capebe para Coqueiral e não tenho razões para falar contra a cooperativa. Até hoje produzo e compro com o pessoal da Capebe, sou atendido pelo Guilherme aqui na minha fazenda e nós crescemos junto com a unidade em muitos sentidos, minha família aumentou e a produção também.”
Editoria: Capebe www.capebe.coop.br 12/09/22 - 09:14