Fundada em 10 de janeiro de 1985, a COCCAMIG nasceu dos esforços e da união de 11 pequenas e médias cooperativas com o objetivo de fortalecer o setor cooperativista e organizar em comum e em maior escala, os serviços econômicos e assistenciais de interesse de suas filiadas. Sendo assim, foi possível ao produtor, obter melhores condições para sua produção, sustentabilidade e melhoria de vida, além da compra de insumos com menores preços, facilidade para importação e exportação, compra e venda em comum, economia de escala e ação política.
Ao longo desses 37 anos de história foram muitos os momentos adversos, políticos, econômicos e sociais, porém o desejo e o espírito cooperativista fizeram com que todos esses desafios se tornassem impulsionadores. A Coccamig passou por grandes reestruturações, como o fortalecimento das parcerias com empresas multinacionais e diversos fornecedores, a modernização dos processos da Central, a interrelação com as cooperativas filiadas, endomarketing, fortalecimento da Central de Negócios, Planejamento Estratégico visando o futuro, com ênfase na intercooperação e em 2020 a Coccamig se reinventou, criando uma nova marca, que simboliza todos o processo de modernização e tecnologia, uma nova forma de comunicação ao traduzir a essência da cooperativa.
Unidas em torno de uma central, as 16 cooperativas que fazem parte da COCCAMIG contam com um grande potencial a ser explorado: mais de 40.000 produtores responsáveis pela comercialização crescente de cerca de 6 milhões de sacas de café, captação que ultrapassa 160 milhões de litros de leite, produção aproximada de 160 mil toneladas de ração, movimentação de R$ 1,5 bilhões em insumos, gerando um faturamento anual médio de R$ 5,7 bilhões.
Com esta união em suas negociações, as cooperativas adquirem um poder de economia de escala, situando-se nas formas modernas de gestão do sistema cooperativo, integrando no atual cenário econômico e nas novas diretrizes mundiais, visando sempre para seus cooperados uma melhora na qualidade de vida, através da rentabilidade e sustentabilidade da produção.