3º Colocado

 A Fazenda São José situa-se em São Sebastião da Bela Vista, no sul de Minas Gerais, a uma altitude aproximada de 930 metros. A mesma foi adquirida em partes, sendo a primeira aquisição em meados de 1964.
No início, as únicas atividades eram a pecuária de leite e de corte. Com o tempo, levando em consideração a topografia montanhosa e as boas condições climáticas, aos poucos os pés de cafés foram plantados. Atualmente tem-se uma área total de 170 hectares em lavouras cafeeiras de diversas variedades tais como: Catuaí, Mundo Novo, Catucaí, Icatú e Bourbon Amarelo.
Sempre que necessário, acontece na propriedade o processo de renovação de lavouras, onde as muito antigas são substituídas por variedades novas e mais produtivas.
Desde o princípio teve-se o cuidado com a preservação do meio ambiente. A Fazenda possui reservas para a conservação das nascentes e mata nativa, que abriga espécies vegetais de grande porte e vários animais silvestres.
No momento, estando na terceira geração de produtores rurais, continuou-se o trabalho, aprimorando e utilizando cada vez mais práticas de sustentabilidade, visando assim preservar a natureza e ao mesmo tempo produzir cafés de qualidade.
A propriedade é certificada pelo Programa Certifica Minas e está inserida na área demarcada que detém o Selo Mantiqueira de Minas, ambos garantem a origem e procedência de cada lote de café.
Além disso, conta-se com a orientação de um agrônomo especializado, que faz as recomendações em todas as fases da produção do café, desde o pré-plantio até o pós-colheita.
A colheita é iniciada quando aproximadamente 70% dos frutos encontram-se maduros, sendo realizada em sua maioria manualmente sobre o pano, evitando o contato dos grãos com a terra. No mesmo dia em que é colhido, o café é lavado e separado. Na Fazenda São José trabalha-se com café natural e com cereja descascado.
Através de conhecimentos adquiridos com uma vasta experiência e também com cursos e palestras, tomam-se todos os cuidados necessários na secagem, no descanso e no beneficiamento dos grãos para atingir os objetivos de entregar no mercado um café com aspecto e bebida diferenciados.

 
Provadores

  Nelmo Ribeiro Tavares ( COOPERCAM), Cláudio Lúcio Domingues ( COOPERRITA), Vanius Fernandes Almeida ( CAPEBE), Felipe Henrique Alipio Ernesto (COOXUPÉ), Pedro Bronzin Junior ( COCCAMIG), Sandro Baltazar Carvalho ( COOPERBOM), Anderson Silva ( CORPLES), Pierre Pereira Brito (COCATREL), Johnny Henrique Ferreira (COOPERVASS), Gilmar Reis Cabral ( Juiz Principal - 1ª Fase), Silvio Luiz Leite ( Juiz Principal - 2ª Fase).