7º Colocado

GRANJA SÃO FRANCISCO 

  
De grande tradição, a fazenda denominada "Granja São Francisco" foi adquirida no ano de 1937 pelo Senhor Octaviano Pinto Lopes Ribeiro, avô materno de Otaviano Ribeiro Ceglia, atual proprietário.
Renomado e experiente empresário do ramo de exportação de café nas décadas de 30 e 40, o então patriarca da família, através da empresa "Pinto Lopes e Cia. Ltda.", fez considerável fama nos meios comerciais onde atuava pela sua grande visão empresarial e espírito empreendedor, que o levaram a reconhecer de antemão as qualidades peculiares das terras de cafeicultura do Sul de Minas. Já naquela época, pôde identificar e vislumbrar a potencialidade da microrregião de Carmo de Minas para o cultivo dos cafés de finíssima qualidade hoje produzidos e assim reconhecidos. 
Assumindo a fazenda, Otaviano Ribeiro Ceglia opta então por uma administração dinâmica e profissional da Granja São Francisco (a Gleba São Francisco e a Gleba Flamengo pertencem à Granja São Francisco), determinando dentre outras providências a renovação imediata dos cafezais existentes e o plantio de novas variedades mais propícias e adaptadas à região. As lavouras são cultivadas numa altitude variável entre900 e 1.300 metros, cujo relevo, muito característico da região, é reconhecido como ambiente ideal para a cafeicultura de montanha, não somente pela excelência de suas terras e pelas temperaturas amenas durante o ano todo, com estações definidas e níveis de precipitação bem distribuídos, mas também pela beleza do lugar, onde a atividade é desenvolvida em estreita sintonia com a natureza.
O respeito e os cuidados com o meio ambiente há muito fazem parte das diretrizes de exploração da propriedade, onde a consciência ecológica do proprietário e seus familiares, juntamente com os colaboradores que atuam na fazenda, mantiveram preservadas a exuberante flora e a fauna do lugar, uma região típica da Serra da Mantiqueira. Basta dizer que nasce de seus generosos mananciais, as águas cristalinas que abastecem a cidade de Carmo de Minas (MG). Para o êxito de seus negócios, a Granja São Francisco conta atualmente com 12 colaboradores diretos, que residem na própria fazenda com seus familiares, tendo acesso à saúde e à educação. Na época da colheita, a demanda por mão-de-obra temporária para derriça manual do café garante colocação e sustento a outros trabalhadores vindos da cidade.
 
Otaviano, juntamente com sua esposa Maria José Junqueira Ceglia e seu filho Luís Eduardo Junqueira Ceglia, vêm aproveitando as características que a região oferece e a experiência adquirida com o manuseio e a produção de café para atenderem às exigências do mercado, que busca cada vez mais cafés de qualidade. Procuram agregar valores ao produto final sem abrir mão da produtividade de suas lavouras, contando com o apoio agronômico e tecnológico da COCARIVE, em parceria com a EMATER-MG.No ano de 2007, a Granja São Francisco conquistou a terceira colocação da categoria "Cafés Naturais" no 4º Concurso de Qualidade dos Cafés de MinasGerais, promovido pela EMATER-MG. 
Em 2008, obteve a sexta colocação no 9º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil - Cup of Excellence. Aliás, foi neste ano também que a propriedade passou a ser certificada pelo Programa Certifica Minas Café.

 

 
Provadores

  Anderson da Silva ( CORPLES); Claúdio Lúcio Domingues (COOPERRITA); Gabriel Igor Nogueira Ramos (COOPERVASS); Nelmo José Tavares Ribeiro ( COOPERCAM);Pedro Bronzim Junior (Sistema COCCAMIG); Rafael Gustavo Morais Oliveira ( COALA); Sandro Baltazar de Carvalho (COOPERBOM); Gilmar Reis Cabral ( Juiz Principal - Fase Eliminatória); Silvio Luiz Leite ( Juiz Principal - Fase Classificatória);