5º Colocado

Fazenda Trapiá

A Fazenda Trapiá está localizada no Sul de Minas,em uma região que recentemente conquistou a Indicação de Procedência “Cafés da Mantiqueira”, no município de Baependi/MG. Após 30 anos de carreira profissional urbana no Rio de Janeiro, Renato e a esposa, Andréa, decidiram iniciar uma experiência nova – profissional e de vida. Adquiriam a Fazenda Trapiá em 2005 e conquistaram a certificação UTZ em 2013. Metade dos 384 hectares da propriedade é de área de preservação, com 30% de reserva legal. Na Fazenda foram plantadas mais de 60 mil árvores nativas, que completam a paisagem formada por várias nascentes e cachoeiras. O casal possui 13 funcionários e recebe assistência técnica especializada da Minasul na propriedade. De todo o café produzido lá, 30% é cereja descascado.
Renato e Andréa são exemplo de dedicação. Prova disso são os inúmeros prêmios que conquistaram, em tão pouco tempo de experiência com o ramo agrícola. 2011 – campeões do Concurso Qualidade Minasul de Café na categoria cereja descascado e finalistas no concurso da Emater; 2012 – 1º lugar no Concurso da Minasul, categoria natural e 4º lugar na categoria CD, pré selecionados no Cup of Excellence – Early Harvest, e finalistas no concurso da Coccamig; 2013 – 5º lugar no concurso da Coccamig, finalistas nos Concursos da Minasul, Emater (natural e CD) e BSCA (natural); 2014 – campeão no CD da Minasul, finalista do natural da Coccamig e pré selecionado no Late Harvest da BSCA; até outubro de 2015, 5º lugar do Cup of Excellence – Early Harvest.
A propriedade possuí uma área plantada de 40 hectares, com altitude entre 1150 à 1400 metros e uma produção anual de 1500 sacas de café. As variedades que compõem a área plantada são Mundo Novo, Bourbon amarelo. A colheita é feita de forma manual e com derriçadeira, onde todo o café é lavado. A fazenda produz tanto cafés de via úmida (cereja descascado), quanto de via seca (natural). A pré secagem é feita nos terreiros de concreto e a seca é finalizada nos secadores rotativos. O café fica armazenado em tulhas de madeira por pelo menos 30 dias, antes do benefício.

 
Provadores

  Anderson da Silva ( CORPLES); Claúdio Lúcio Domingues (COOPERRITA); Gabriel Igor Nogueira Ramos (COOPERVASS); Nelmo José Tavares Ribeiro ( COOPERCAM);Pedro Bronzim Junior (Sistema COCCAMIG); Rafael Gustavo Morais Oliveira ( COALA); Sandro Baltazar de Carvalho (COOPERBOM); Gilmar Reis Cabral ( Juiz Principal - Fase Eliminatória); Silvio Luiz Leite ( Juiz Principal - Fase Classificatória);