CAMPEÃO

Historia da Fazenda Cachoeira Alta
O projeto da Fazenda Cachoeira Alta, teve início, em 1970, quando o Dr. Moacyr Lima, general médico do exército, iniciou em Lajinha, nas matas de Minas Gerais, Brasil, uma plantação de café arábica, nas variedades Bourbon e Mundo Novo.
A partir daí a família passou a se interessar pela atividade, fazendo com que a propriedade tivesse um significado social mais amplo do que simplesmente o desenvolvimento da atividade agrícola, tornando-se uma referência, desde então, em relação às questões ambientais. Dr. Moacyr, teve importante presença na comunidade, sendo um dos fundadores da Cooperativa de Produtores de Café de Lajinha, cirurgião e diretor do hospital local.
Seu filho, Moacir Lima Jr., seguidor do caminho iniciado por seu pai no agronegócio do café, iniciou o seu primeiro plantio em 1977 com 12 mil pés de café na variedade Catuaí no Sítio Ticonderoga.
Em continuidade e tendo como filosofia empresarial a produção como elemento parte do processo de equilíbrio Socioambiental, Moacir Jr. e Sócios implantaram o projeto Fazenda Cachoeira Alta, atualmente com 1,4 milhões de pés de café, dentre os quais podem ainda ser encontrados os primeiros pés de café Bourbon e Mundo Novo plantados pelo fundador.
É importante mencionar que, em concordância com o princípio de manutenção do equilíbrio socioambiental e, em resumo, do desenvolvimento sustentado, a partir de setembro de 2004 a Fazenda Cachoeira Alta aboliu o emprego de defensivos químicos e planeja para 2005 eliminar também o uso de adubos químicos, passando a ser produzida na propriedade, com base em princípios orgânicos, toda a massa nutricional necessária para as lavouras.
O empreendimento Fazenda Cachoeira Alta está localizado na região do Pico da Bandeira, área de montanha na região leste do estado de Minas Gerais, e possui 550 hectares de terras incorporadas, dos quais menos da metade estão voltados para a produção. A área restante é dedicada à proteção do meio-ambiente e diversificação da agricultura, de acordo com um modelo socioeconômico autossustentável.
Na área do empreendimento existem várias cascatas, uma delas com 110 metros, que originou o nome "Fazenda Cachoeira Alta".
A Fazenda está desenvolvendo seu próprio programa de preservação à vegetação, possuindo 50 hectares de floresta natural intacta e proteção de vegetação em torno das nascentes de água, aspectos de preservação que são de extremo interesse para o empreendimento.
São os seguintes os compromissos socioambientais básicos da Fazenda Cachoeira Alta, tendo em vista privilegiar os aspectos de auto sustentação:
• Preservação de nascentes e preservação ambiental 
• Plantio em valas contínuas e em curvas de nível para controle de erosão 
• Controle mecânico prioritário de ervas daninhas com incorporação ao solo 
• Emprego apenas de insumos próprios à cultura do café, de acordo com a estrita prescrição técnica, a partir de análises contínuas do solo, e absoluto respeito aos prazos de carência dos produtos 
• Aplicação de insumos sob estrita observância à prescrição técnica e respeito às normas brasileiras 
• Limpeza rigorosa permanente de todas as instalações de pós-colheita 
• Atenção aos procedimentos pós-colheita 
• Ênfase no treinamento dos funcionários e fornecimento de meios adequados para os trabalhos 
• Manutenção contínua de equipamentos 
• Rastreabilidade da produção 
• Respeito à legislação trabalhista e total proibição do trabalho infantil 
• Foi desenvolvido um Sistema de Gestão Empresarial Integrado para a Fazenda, em que desde a indicação e aplicação dos insumos, gestão dos recursos humanos até a emissão dos cheques para pagamento é feita de forma informatizada.
Compromisso social
Em 2005 a Fazenda Cachoeira Alta, consciente das suas obrigações sociais, inicia, em parceria com a Prefeitura local e o Banco do Brasil, um programa de alfabetização de adultos na sua área de atuação.
Objetivo 
Produção de café de qualidade diferenciada.

 
Provadores

 André Luis(COOPINHAL), César Tomaz(Manga Coffee), Claudio Lúcio(COOPERRITA), David Rodrigues(COOPAMA), Francisco Lentini(MINASUL), Gabriel Igor(COOPERVASS), Gilmar Reis(COOPASV), Nelmo José(COOPERCAM), Pedro Bronzin(COCCAMIG), Sandro Baltazar(COOPERBOM), Juiz Principal Silvio Leite.